Resenha: Cartas na Rua - Charles Bukowski

by - 15:27

Cartas na rua

Charles Bukowski
Ano:  1971
Páginas: 185
ISBN: 
978.85.254.2449-5
Editora: L&PM Pocket 
Pontuação:  ♥♥♥♥
“Tudo começou como um erro”, anuncia Charles Bukowski na primeira linha deCartas na rua, agora de volta às livrarias em nova tradução de Pedro Gonzaga. O “erro” do escritor conhecido pelos porres homéricos e humor ferino foi se candidatar à vaga de carteiro temporário no início dos anos 50. Quando viu, estava em seu segundo emprego nos Correios, como auxiliar, e já somava catorze anos em uma rotina maçante – ainda mais para um homem de meia-idade  sempre de ressaca. Mas tinha em mãos, enfim, a matéria-prima para seu primeiro romance, que já nasceu um clássico: pela voz de Henry Chinaski, seu alter ego, Bukowski narra suas memórias em tom hilário e melancólico. Lançado em 1971, Cartas na rua é um marco na obra de um dos mais cultuados – e imitados – autores norte-americanos.
O que dizer sobre esse escritor que tanto admiro? Ele é ótimo, em tudo o que faz. A narrativa deste livro tem tons perfeitos de melancolia, humor negro e ironia. Bukowski é quase violento, e narra como se estivesse contando a história a um amigo em uma noite de bebedeiras.

Como primeiro livro lançado, somos apresentados ao estilo incomparável de Charles Bukowski, em uma leitura que flui rápido e com uma facilidade assustadora. O livro é pesado, cheio de relatos sobre porres, mulheres, brigas, ressacas e acessos de raiva. A poesia raivosa que surge nesta obra a partir de histórias de um homem avesso a regras de costume e convenções sociais e que trabalhou miseravelmente durante anos para a empresa americana de serviços postais, me conquistou logo nas primeiras páginas.

Henry Chinaski, o alter ego do escritor e narrador da história, me conquistou quase instantaneamente, e fez as 185 páginas deste romance passarem em um piscar de olhos. A capa é simples e bonita, fazendo uma relação legal com o tema principal da história. A letra tem um tamanho excelente, os espaçamentos são bons e a diagramação é perfeita, o que me surpreendeu pelo fato de ser uma edição de bolso. O trabalho do escritor e da editora se encaixam bem, e tornam esse livro uma obra realmente incrível.

You May Also Like

0 comentários

Gostou, tem uma opinião ou apenas sentiu vontade de me dizer um oi? Comente e me deixe saber!